2008-11-22

Análise política

1 Manuela Ferreira Leite
Depois do silêncio a verborreia.
Manuela teve nas suas recentes alocuções um rácio de (falta-me o termo) talvez asneiras que entretiveram os comentadores do espectáculo.
Todas elas diferentes mas todas elas demonstrativas de que a sua melhor “performance” é o silêncio. Vejamos:
A generalidade são simples expressões mal fundamentadas, facilmente retiráveis do contexto e que fazem o gáudio dos jornalistas.
È neste rol que eu coloco a sua referência à suspensão, de 6 meses, da democracia, a declaração de que o aumento do salário mínimo roça a irresponsabilidade, de que as obras públicas só promovem o emprego de Cabo Verde e da Ucrânia e de que não deviam ser os jornalistas a definir as opções editoriais (com esta até concordo, na realidade deveria ser Eu).
Mas a mais grave, porque não traduz uma simples inabilidade para lidar com os media, foi a de que tinha propostas de medidas boas para o país mas que não as dizia para que o Primeiro-ministro as não copiasse e pusesse em prática!
Ou seja, ela até tem uma solução para os problemas que nos afectam mas receia que essas soluções sejam postas em prática, tirando-lhe o brilho.
Está certo, Manuela Ferreira Leite, primeiro e depois o país, se não for ela a fazê-las, o país que se lixe.
Não há dúvidas que temos uma oposição ao nível.

2. Dias Loureiro
Quem fala verdade?
Não sei mas em termos de verosimilhança as coisas parecem-me claras.
Dias Loureiro diz que pediu uma audiência com António Marta, do Banco de Portugal, para lhe dizer qualquer coisa (não ponho as palavras exactas porque elas evoluíram ao longo do dia) como o seguinte:
- Eu não tenho nenhuma prova nem sequer nenhuma suspeita mas parecia-me bem que o Banco de Portugal investigasse, um pouco mais o que se passa com o BPN.
António Marta é mais claro e diz:
- Dias Loureiro ou está confuso ou mente, o que ele me falou foi a questionar o banco de Portugal porque estava demasiado atento ao BPN.
Ouvindo os dois, sem mais informações, para mim, António Marta parece-me bem mais verosímil.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que o "demasiado atento" não foi suficiente.