2008-10-22

Nova vida

De há uns dias para cá que tenho andado ocupado naqueles pequenos mas importantes afazeres que me permitam levar os anos que me restam da melhor maneira possível.
Reformei-me da função pública, há novas rotinas a construir, não é o fim nem o princípio, é apenas uma nova etapa.
Para todos os que profissionalmente conviveram comigo ao longo dos anos escrevi uma carta que já enviei para todos os e-mail que consegui encontrar e continuarei a fazê-lo, mas sei que não vai chegar a toda a gente que eu queria.
Deixo então a carta aqui para que chegue também a alguns colegas e amigos que por vezes consultam este blogue e dos quais eu já perdi o contacto.

Caros colegas e amigos

Escrevo para vos dizer que atingi aquele estatuto que me coloca mais próximo do “sonho português”, a vida gratuita.
Pois é, o Estado concedeu-me agora a pensão definitiva de aposentação.
Acabou ! terminaram 36 anos de convivência, na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença, por entre tempestades e calmarias que me trouxeram prazeres e dores, mais prazeres do que dores, felizmente, e que eu recordo já com saudade.
Tudo começou na Missão de Extensão Rural de Angola, nos serviços mais bem organizados onde alguma vez trabalhei e onde me senti a contribuir para uma obra e onde uma obra se começou a fazer em mim, aprendi muito lá.
Depois vieram os anos do “PREC” e da reforma agrária que me ensinaram também muito, mais sobre a história e a condição humana, visto que me permitiram viver um período único e dificilmente repetível.
Vieram então os anos de formação profissional, onde pude conhecer grande parte dos técnicos do Ministério, corri todo o país, e onde um pequeno grupo de técnicos entre os quais eu, iniciámos as acções de formação em gestão para dirigentes cooperativos, acção inovadora no momento, com um grande impacto e enorme sucesso.
Uns anos se seguiram em Trá-os-Montes, aí como dirigente, anos que me deram oportunidade de contribuir ou, pelo menos, não empatar demasiado o que foi um período de ouro do seu desenvolvimento.
Por fim o LEADER, o programa mais belo e utópico que a Comissão Europeia concebeu.
Aprendi imenso aí também e, sinto orgulho de ter levado a missão a bom porto, sem cair na facilidade de desistir do sonho e deixar o tempo e a “realidade” fazer o inevitável: Pôr a utopia no seu lugar que é nenhum.
Por todos estes lados fiz amigos, muitíssimos, e alguns inimigos também, mas estes poucos.
Nesta vida em comum sinto que dei mais ao Estado do que do que ele me deu a mim, mas não tenho ressentimentos, fui recompensado de muitas outras maneiras, cresci bastante.
Estava disposto a continuar, não fosse o Estado se ter cansado de mim.
Aceitei o divórcio por mútuo acordo.
Começo uma nova vida.
A todos que tanto me ajudaram e me ensinaram, o meu muito obrigado e, podem ter a certeza de que não me esqueço de ninguém, nem mesmo dos que já não estão presentes na minha memória.
Continuarei sempre à disposição.
Até sempre.
Nuno Jordão

2 comentários:

Suão disse...

Fico contente, para não dizer mais...
Poderá, agora, fumar o seu cigarrito onde bem lhe prover.
Faça-me um favor, não deixe de ir dedilhando por aqui.

Um abraço e, ainda bem que não apanhou, por tabela, a nova lei do divórcio.

António Carrilho

apc disse...

Fico feliz por essa vida tão rica de experiências se ter cruzado alugures com a minha, proporcionando-me tantos e bons ensinamentos.
Que tenha sempre disposição para escrever e partilhar estas conversas de si para si...

Ana Paula