2008-10-10

Falta de confiança ou golpada ?

O sistema é concebido assim:
O Banco central Europeu determina a taxa de juros de referência ou seja a taxa de juros que cobra à banca pelos empréstimos que faz.
Os Bancos naturalmente não se financiam todos e sempre no Banco Central, até porque há limites ao crédito que este fornece, mas antes uns com os outros a taxas negociadas entre si mas que, como é evidente, se forem muito acima das do Banco Central , lhes permite sempre dizer: “a essa taxa exagerada não quero vou antes ao Banco Central à taxa de referência” É assim como eu que tomo uma bica a 55 cêntimos no café à frente de casa mas não a tomaria se me cobrassem 1Euro porque dando mais uns passos a encontraria a 50 cêntimos.
A partir da média das taxas utilizadas em empréstimos interbancários, através de um algoritmo de cálculo, determinam-se as taxas Euribor que são a base utilizada pelos Bancos nos empréstimos aos seus clientes. Euribor mais um pouco, naturalmente, a que se chama “spread"
Esta é a lógica do sistema, naturalmente a Euribor deve ser ligeiramente superior à taxa de referência do Banco Central e a taxa real que nós clientes pagamos ligeiramente superior à Euribor.
Mas não é nada disto que se está a passar. Por falta de confiança dizem.
Ora uma gestão “chico-esperta” dos bancos o que é que pensa ?
“O melhor é eu financiar-me a uma taxa de referência, baixa, e emprestar a uma Euribor alta e mais “spread”, assim é que eu ganho bem”
Como se pode fazer isto ?
Financiando-me no Banco Central à taxa de referência (que é o que os analistas dizem que se está a passar dominantemente) e fazendo uns empréstimos “fantoches” entre bancos a uma taxa elevada para manipular o tal algoritmo de cálculo e fazer subir a taxa Euribor.
Não sei se é isto que se passa mas suspeito bem que sim, tanto mais que o Banco Central (certamente porque também desconfia que isto se está a passar) baixou os juros de referência e retirou ontem todos os limites que tinha aos créditos que concede, facilitando ainda mais o acesso dos Bancos, mas mesmo assim a Euribor subiu !
Falta de confiança dizem especialistas, a mim parece-me é que é confiança a mais.

Sem comentários: