2007-12-29

Armando Vara

Há quem diga que foi meteórica a carreira de Armando Vara, que não tem curriculum suficiente para integrar a administração do BCP.
Vejamos:
Armando Vara, há mais ou menos 20 anos, era um discreto empregado duma remota agência bancária e, já então, uma “estrela” ascendente na estrutura regional do PS.
Seguiu a “glory road” laboriosamente, talentosamente. Há muitos que o tentam fazer sem o conseguir (a maioria) mas Vara sim, sabendo avançar quando era possível e retroceder também quando necessário.
O partido proporcionou-lhe a escada que precisava e lá foi subindo, degrau a degrau sem cair prematuramente.
Chegou quase ao topo, primeiro a uma direcção de serviços e depois à administração da CGD e não desiludiu, pelo contrário.
Agora dá mais um passo, para o BCP.
Um arrivista, dizem alguns, veio de pára-quedas.
A estes que falam pergunto eu e Paulo Azevedo, de onde veio ?
E, Rui Vilar, sem pôr em dúvida a sua competência, já provada entretanto , mas que passou quase directamente da licenciatura para o topo da administração privada, e tantos outros, quase todos os gestores de topo ?
Será que a escada das influencias e das relações familiares vale mais do que qualquer outra ?
Será que alguns que nascem já com curriculum feito é que têm competência genética ?
Como dizia um mestre “é pelos frutos que se conhecem as árvores”.
Critiquem Vara quando, e se, ele produzir maus frutos no BCP, para já, ainda é cedo, são meros preconceitos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não está em causa a competência do Sr.Armando Vara, está em causa o que esta acção representa.

Na cruzada que venho empreendendo sobre este tema, segue cópia de mail enviado para o BCP:

Caros Sr.s,

Tendo procurado outra forma de contacto institucional, por e-mail e não a tendo encontrado (azelhice minha, com certeza), recorro a este meio para apresentar o meu protesto, a que espero se junto o de vários outros clientes, contra a provável governamentalização do Vosso (Nosso) banco.

Cliente fiel desde 1987, como forma de incentivar a iniciativa privada e escapar ao jugo do estado, aderi ao BCP como o 1º banco privado com um projecto credível, tendo participado também como pequeno accionista. Com orgulho vi crescer o projecto inovador a que me associara.

Os princípios de independência, pelos quais o Banco sempre se pautou, poderão vir a ser postos em causa com a integração no Conselho de Administração de um destacado militante do actual partido no governo, com profundas ligações à cúpula desse mesmo partido. Caso se verifique este facto, cessarão imediatamente os laços que me unem ao Vosso (Nosso) banco, pelo que procurarei de imediato uma alternativa credível no mercado, para a qual transferirei as minhas relações comerciais com o BCP, ao ritmo em que tal seja viável.

Procurarei que esta mensagem seja divulgada pelos mais apropriado, na esperança que o bom senso prevaleça, que o BCP e seus accionistas tenham em conta que a sua principal força são os seus clientes e que o sentimento de traição grassa entre muitos de nós.

Acrescento que não tenho qualquer motivo para pôr em causa a competência e honorabilidade do Sr.Armando Vara, mas tão-somente o que a sua nomeação representaria.

Atentamente,

Neste blog prefiro mantero anonimato.

Anónimo disse...

Comparar com Paulo Azevedo... Ha, Ha Ha, onde estão as competencias académicas do Vara?E como comparar o Sócrates com o Louça.

Casserouba disse...

Comparar Paulo Azevedo que é filho de Belmiro de Azevedo com Armando Vara, é uma diferença da àgua para o vinho.
Paulo Azevedo, como se sabe está na empresa do pai e como qualquer pai, introduziu o filho na sua empresa.
Armando Vara subiu por compadrio pelo facto de pertencer ao aparelho de estado tal como todos os crápulas que nos desgovernam.
Como se sabe, o tráfico de influências não é permitido por Lei mas para toda a corja que desde o 25 de Abril se têm apoderado do nosso País, nada acontece.
Foi uma comparação muito infeliz se atendermos que o filho de Jorge Sampaio está a usufruir de 6.000 euros mensais na Portugal Telecom, tal como o filho de Leonor Beleza que não passava de um traficante de droga e que nada lhe aconteceu.
Há muitos exemplos infelizmente e realmente pelo lógica que aponta não há genética.
Pura e simplesmente há compadrio e desde que se seja doutor ou engenheiro já é um curriculum mas de merda.

Anónimo disse...

Sou transmontana e conheço o Drº Armando Vara, por isso mesmo acredito que isto é mais umm esquema para tentar comprometer o sucesso de um homem que nasceu pobre, dá valor às suas origens e chegou ao topo, com muito trabalho! A simplicidade dele em Tras os Montes é notoria... Fala com toda a gente, sem discriminar o rico do pobre, o trabalhor do burguês!! O Drº Armando desde sempre que é alvo de invejas, de facto custa vermos alguém que nasceu na miséria, chegar a banqueiro, mas o mérito é dele; enquanto que outros, nascem em berços de ouro e rapidamente chegam à miseria!! A politica do "bota a baixo" aplica-se neste país aqueles que com muito sacrificio lutaram por uma boa qualidade de vida... Por isso, eu acredito na inocência do Drº Armando, porque apesar de tudo, não se esqueceu das suas origens e isso vê-se na sua simplicitada...

Anónimo disse...

A dor de cotovelo é terrivel... Ao Srº Paulo Azevedo tudo lhe foi dado, não teve k trabalhar nem lutar por nada... Agora, lamento não conhecerem a história de vida do Srº Vara... No minimo é um exemplo, de que com trabalho tudo se consegue... Nasceu na pobreza e hoje é o que é!!! Relativamente ao curriculo, há por ai muita gentinha que tem curriculos academicos brilhantes e em termos profissionais sao a fatalidade que se vê... O Vara, pode não ter um curriculo academico dos melhores, mas tem provas dadas a termos profissionais, tanto no sector publico como no privado... Por isso merece todo o nosso respeito...

FT