Reflexões sobre duas notícias da SIC notícias:
A
Empatia
Ingrid, prisioneira das FARC na Colômbia, produziu uma mensagem televisiva dizendo, mais ou menos isto, que devemos guiar-nos pelos nossos princípios e não pelos nossos interesses, que a decisão deverá ser política e não militar, que o resgate pedido deverá ser pago.
Análise, mais ou menos, racional de quem assiste a tudo isto num país distante, comodamente instalado frente a um televisor:
É evidente que são declarações de uma prisioneira, lutando pela sua vida e que, “por fraqueza”, serve os interesses dos seus algozes: captar mais fundos para que outras “Ingrid” sejam raptadas e todo este processo se perpetue até a um desfecho imprevisível.
O que gostaria de ouvir da boca de Ingrid seria, na sua dimensão divina: acabem com este círculo de morte, dialoguem, negoceiem com as FARC com base nas suas questões profundas, ofereço-me em sacrifício pela paz na Colômbia.
Mas pondo-me, empaticamente, no papel de Ingrid, tenho poucas dúvidas, faria exactamente como ela, e se tudo corresse bem, tentaria continuar a dormir.
B
Os Rolling Stones vão estar na inauguração do estádio municipal de Coimbra, vulgo, da Académica.
Tudo está a ser meticulosamente preparado. Estão envolvidos 5 camiões TIR. E mesmo a exigência de Mick Jagger de ter uma sala de snooker com a iluminação típica de um pub londrino vai ser satisfeita..
Graças a Deus, falhar nesse ponto seria imperdoável.
Por outro lado, se eu fosse o Mick Jagger, exigia isso e muito mais.
2003-08-31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário