2006-08-02

Um Conto Exemplar

(Inspirado numa curta metragem que vi algures)

ANA e EVA

Ana e Eva eram duas irmãs de uma família humilde, criadas numa barraca, viveram uma infância simultaneamente triste e alegre, triste pelas privações materiais mas rica de amigos e de brincadeiras.

A história de Ana
Crescendo Ana, conseguiu um emprego de operária numa fábrica de confecções, com salário modestíssimo e trabalho intenso.
Conheceu aí um rapaz, operário como ela, de quem se engraçou, com quem casou e de quem teve 3 filhos.
Toda a sua vida reproduziu a vida dos seus pais. Um sacrifício imenso para criar os filhos e cuidar do marido, a quem foi fidelíssima toda a vida, até porque nem tinha tempo nem oportunidade para o trair.
Chegou a velhice, os filhos partiram para o mundo, o marido morreu alcoólico e Ana contraiu diversas maleitas que tornaram muito penosos os últimos anos da sua vida.
Um certo dia, ou melhor, uma certa noite a morte bateu-lhe à porta.
Mas Deus, que tudo vê, tinha acompanhado o sacrifício de Ana, ordenou que fosse levada, por Anjos, para o Céu, onde até agora está, gozando da sua justa recompensa e onde permanecerá para toda a eternidade.

A história de Eva
Eva conseguiu um emprego como a irmã, na mesma fábrica, mas não se conformava com aquela vida miserável.
Certo dia apareceu-lhe o Diabo, ele mesmo, sob a forma de um garboso e sedutor mancebo, que lhe propôs um contrato do tipo daqueles que o Diabo sempre propõe:
O Diabo satisfazia-lhe qualquer vontade, teria dinheiro e poder, mas ela deveria entregar-lhe a alma na hora da morte.
Eva não hesitou um segundo, perguntou logo “onde é que assino ?”.
O Diabo também assinou, entregou-lhe uma cópia e desapareceu..
A vida de Eva alterou-se num instante, no dia seguinte ganhou uma fortuna na lotaria onde nem mesmo tinha jogado. Comprou a fábrica onde havia trabalhado e ainda trabalhava a irmã e, depois desta, muitas outras fábricas e outras empresas.
Não casou mas teve imensos amantes, vivia em vários palácios em vários cantos do mundo e viveu todos os prazeres que a vida pode proporcionar.
Há até quem diga que foi feliz.
Mas a velhice chegou e com elas todas as doenças que ela foi debelando nos melhores hospitais e com os melhores médicos do mundo.
Mas a morte não a ignorou, bateu-lhe à porta também.
Foi nesse mesmo momento que Eva caiu em si.
Viu como toda a sua vida dissoluta tinha sido vazia e sem sentido e como tinha sido sempre má e mesquinha já que nem a sua pobre família tinha ajudado, nem a sua irmã e sobrinhos tinham sido aliviados do seu sofrimento, e como teria sido fácil para ela, mas havia-os esquecido, no turbilhão dos dias.
Sabia que dentro de breves instantes o Diabo iria reclamar a sua alma e para quê ? tudo tinha sido em vão.
Foi então que chorou profundamente e o seu coração se encheu do mais sincero arrependimento.
Como ela então desejava poder reverter o tempo para fazer tudo de novo e tudo diferente.
Porém Deus, que assistiu àquela contrição sincera, na Sua infinita misericórdia, olhou para as suas lágrimas e ordenou que fosse levada, por Anjos, para o Céu, onde até agora está, gozando a recompensa do seu arrependimento e onde permanecerá para toda a eternidade.

Parece é que o Diabo ficou bem furioso com a história mas foi muito bem feito para não andar por cá a desencaminhar as almas.