2005-05-12

Tijolos

Eu fui aluno de Virgílio Ferreira, um mau aluno por sinal, tinha 13 anos, estudava no Camões numa turma E ou F, turno da tarde, uma das turmas da escória..
A minha imagem dele é a de um homem triste e pouco feliz, talvez sofrendo por ter de desperdiçar o seu talento com aqueles miúdos mal comportados que nunca o podiam compreender.
Não foi para mim um professor marcante. ou terá sido ? apenas me recordo de um pequeno episódio disperso das muitas aulas que tive com ele:
Contava ele que, não sei que autor, tinha usado a expressão “cabelos de cerveja” na discrição de uma mulher e com essa imagem falava de muito mais coisas do que dos cabelos da mulher, era a cor sim mas também a frescura a leveza a espuma, bares, tudo o que podemos associar a cerveja, dizia.
Na altura galhofámos daquela extravagância insólita como galhofávamos de tudo, no entanto, aquele exemplo gravou-se indelevelmente na minha memória, ao ponto de o recordar aqui hoje passados mais de 40 anos. Com o tempo foi ganhando mais e mais significado.
Estou certo de que foi um tijolo precioso na construção de mim mesmo.

Sem comentários: