2005-03-30

Dizem que as línguas reflectem a personalidade dos povos que as falam.

Fernando Pessoa formulou mesmo a expressão conhecida mas cheia de significado: “a minha pátria é a língua portuguesa”.
Ora vem isto a propósito das “simpáticas” designações que os anglófonos escolheram para simples e inofensivas operações informáticas.
Sempre que ponho um cd no meu computador, salta-me o windows media player com a sinistra questão: quer “burn or rip ?”. Tremia sempre, com esta proposta de me tornar incendiário ou estripador, a minha primeira reacção era sempre a de pensar que, obviamente, não queria nem uma coisa nem outra.
Afinal a pergunta parece referir-se apenas à opção copiar o cd ou extrair ficheiros wma daquelas músicas, não seria melhor usar termos como “beijar”, ”acariciar”, “afagar”, “fazer cócegas”, eu sei lá, mas não senhor, a tendência anglo-saxónica é sempre a de descambar para a violência.

Sem comentários: