2003-11-05

Números

Não, não é o respectivo livro da Bíblia que quero reproduzir aqui.
Apenas uma reflexão sobre a utilização de números para fazer vingar uma ideia.
Exemplo 1.
Ontem vi o Primeiro Ministro, na Assembleia, arrasar a oposição com o custo das estradas sem portagem, bastou falar em milhões. Quantos já não sei, duvido que alguém que tenha ouvido, sem estar minimamente envolvido no assunto, se recorde do número, mais ou menos, exacto e é precisamente esse efeito que se pretende. Para nós, milhões exigem lápis e papel.
Nada melhor, para nos atrapalhar, do que falar em milhões; à nossa escala, milhões só tem um significado qualitativo: é muito.
Para explicar o que pretendo dizer atente-se neste exemplo:
Se se falar em 2 pacote de manteiga, todos sabemos o que é e que espaço ocupam num frigorífico. O mesmo se passará se falarmos em 20 ou 30 pacotes de manteiga; se porém eu disser um milhão de pacotes de manteiga gostava que imaginassem e sem recorrer a contas me dissessem: cabem num frigorífico ? suponho que não, e numa sala média ? já não sei, numa grande armazém, também não sei; nesta escala, estou disposto a acreditar, praticamente, em tudo o que me disserem ; Só sei uma coisa: é muita manteiga.
É assim que o argumento do Sr. Primeiro Ministro não me diz nada e, de qualquer forma, é sempre um pau de 2 bicos: Significa exactamente que é preciso que os utentes das SCUT paguem em portagens esses milhões e como são tantos parece-me que vão ficar todos na miséria, por várias gerações. Como disse o nosso Primeiro Ministro, são eles que irão permitir que haja algumas obras públicas em Portugal.
Exemplo 2
Se tiver um preço de 100 unidades e reduzir 70%, de cabeça digo que passará para 30, porém, se o preço for de 30 e aumentar 70%, não passará para 100 mas, também de cabeça, digo que andará pelos 50.
No entanto falamos sempre dos mesmos 70%.
Falar em percentagens é assim um tanto traiçoeiro, como se costuma dizer, e as manipulações psicológicas das percentagens são mais do que muitas, basta não dizer x% de quê, precisamente.
Exemplo 3
Um anúncio da PT diz que a diferença de preço do telefone fixo para o móvel é de 15 vezes, reparem, não fala em percentagens mas em valores absolutos, significa que se eu gasto 100 no fixo gastaria 1 500 no móvel e vice-versa.
Esta afirmação não sei desmontar, porque não me disseram como fizeram as contas, mas não corresponde nada ao que eu vejo nas minhas facturas, não condiz nada com a minha experiência, não acredito.

Sem comentários: