2003-11-07

Números-2

Há ainda outras formas de manipular números e estas tão ingénuas que chegamos a estranhar como conseguem ser eficientes. Mas são-no.
Se leram o 1984 de Orwell, recordar-se-ão que toda a acção decorre sob um pano de fundo de uma guerra, onde as notícias de vitórias e derrotas mudavam diariamente, ao ponto de uma derrota de ontem ser hoje uma vitória e poder tornar-se em derrota, de novo amanhã. Não estamos no mundo do 1984, mas nunca estivemos tão próximos e fenómenos desse tipo começam a passar-se apoiados no grande fluxo de informação que se vai sempre neutralizando com nova informação.
Há vários exemplos, falo agora, apenas, dos americanos mortos no Iraque. Se estiverem atentos verão que não há coerência e, após o mesmo facto, as notícias vão variando. Hoje por exemplo, na TSF houve 4 mortos num helicóptero e na SIC 6 no mesmo helicóptero.
O total de mortos pós guerra vai crescendo e decrescendo e ninguém sabe exactamente. Hoje ouvi centena e meia, na BBC, há alguns meses, falavam em mil e cem, incluindo estropiados. No New York Times li que a informação exacta era sempre muito difícil de obter junto das forças armadas americanas.
Estou a ver que sim.
Espero que, pelo menos, as infelizes famílias, vão recebendo correctamente os seus sacos pretos.

Sem comentários: