2007-03-26

O Salazar ganhou

Mas foi num concurso de brincadeira.
Ao mesmo tempo, no Ministério da Agricultura decorre um processo idêntico que todavia deveria ser a sério, vai afectar gravemente a vida de muita gente, mas que de facto tem sido de anedota.
Eu vou-lhes contar o que se passou num "cinema" perto de mim:
Primeiro partiu-se tudo, todos os serviços e departamentos, depois construiu-se tudo de novo com os bocados que ficaram.
Como era tudo novo, toca de prover as chefias, mas não só as de topo, foram todas, mesmo aquelas que a lei diz que devem ser providas por concurso, isto atendendo á situação excepcional, que a lei contempla sempre para casos como estes.
Desta forma ficaram salvaguardados a maior parte dos “boys” principais e dos seus amigalhaços, ufa !
Restava agora correr com o pessoal que não se queria mas a chata da lei punha problemas, dizia que não que não podia ser de qualquer maneira e grosso modo previa dois processos de selecção (por acaso contraditórios um com o outro, mas adiante):
Primeiro - uma ordenação baseada nas notas de classificação do último ano para o qual estejam todos notados.
Se isto não ocorrer - a classificação far-se-á pela apreciação profissional.
Ou seja ou pelo “desempenho” pontual de uma ano ou então por toda uma carreira como se fossem coisas parecidas.
Mas as tais notas, em 2005, foram dadas assim, eu conto a minha experiência: telefonaram-me do topo dizendo o seguinte:
“Olha pá tu és um gajo muita bom, eu sei, mas como já não precisas das benesses que uma boa nota proporciona, e há quotas, gostávamos de guardar as boas notas para quem precisa mais, pode ser ?”
Eu respondi: “pode pá, dá-me a nota que quiseres.”.
Agora é o diabo, 2005 não serve. Os critérios foram os das potenciais promoções, e não o das passagem à mobilidade, com estas notas ainda vai sair e ficar quem não queremos, temos que dar novas notas para 2006 ou vamos para a análise curricular e ficam cá os velhos todos e é o diabo, pensaram eles.
E assim foi, um corrupio de notas de 2006 dadas à pressa de modo a justificar as listas aparentemente já feitas.
Infelizmente para o processo as notas pressupunham o estabelecimento prévio de objectivos que na generalidade dos casos não foram estabelecidos mas quem é que se importa com tais minudências.
Agora é só esperar pelas listas que o Ministro disse que saíam na 6ª feira, mas nem isso conseguiu fazer ainda.
Eu imagino os enganos as correcções de última hora, o gajo que vai sair e devia ficar e o outro que fica e devia sair, enganámo-nos nas contas, e agora como é ?, não faz mal, troca-se a nota e depois ele assina !
Vamos a ver o que isto dá, se calhar também ganha o Salazar !

Sem comentários: