2007-03-17

As trevas

Dylan Thomas escreveu para o seu pai o seu poema “Do not go gentle into that good nigt”,
Para o seu pai que tendo sido outrora homem activo e combativo, enfrentava na sua velhice, uma cegueira progressiva e uma profunda depressão.
“Do not go gentle into that good night” era um apelo desesperada do poeta para que o seu pai lutasse até ao fim, até à morte que se aproximava.
Talvez sem querer, escreveu assim um dos maiores poemas do século XX .
Como em todos os grandes poemas a sua mensagem transcende muito o seu discurso directo.
No meu subconsciente, embora sem que nunca me fosse sugerido meditar sobre ele, sem mesmo o compreender bem, este fortíssimo comando: “Do not go gentle into that good night” esteve sempre presente.
Foi ontem, que ao meditar sobre o processo de destruição, em curso, no Ministério da Agricultura, feito de modo ridiculamente incompetente, atabalhoado, precipitado, concebido pelas mentes medíocres que hoje assumem o poder, que lentamente vão introduzindo as trevas, e que nem se apercebem de que nem eles próprios conseguirão ver no futuro. Processo em que eu sou um observador passivo activo e inactivo, feliz como o louco na colina que divertidamente antevia o choque dos comboios que avançavam em baixo em sentidos contrários, foi ontem, que este verso de Dylan Thomas me acorreu à cabeça com uma enorme insistência: “Do not go gentle into that good night” , ouvia, “Luta Nuno, não deixes as trevas avançarem”, “rage, rage against the dying of the light”.
Como num impulso, talvez para o esconjurar, transcrevi o poema neste blog.
Está aqui em baixo.

Sem comentários: