2004-03-07

Primeiro livro Fertagus

Referi abaixo que uma das maiores vantagens de viajar em combóio é a do tempo que se ganha para a leitura e disse também que aqui iria dar breve conta de algumas dessas leituras, a que chamarei livros Fertagus.
O primeiro livro de que vos dou conta é “A condição Humana” de André Malraux.
Confesso que foi a primeira vez que o li e foi mesmo a primeira obra de Malraux que passou sob os meus olhos. Foi-me recomendado por um amigo, cujo gosto e interesses literários preso muito e não me decepcionou, pelo contrário.
Diz o prefácio, de Jorge de Sena, que é um daqueles livros que não se poderá ler permanecendo indiferente, penso que é verdade.
O que me tocou neste livro é a forma brilhante como Malraux descreve, ao fazer-nos acompanhar a vida de diversos personagens actuantes no seio de um período histórico de grande importância, a revolução Chinesa no princípio do século XX, nos revela como é a condição humana, grandezas e misérias de homens e mulheres muito concretos que determinam de facto a sociedade e as transformações sociais.
Releva para a eterna questão: indivíduo vs. Sociedade.
Para quem ainda o não leu fica a minha recomendação veemente.

Sem comentários: