2011-07-20

O que se passa com a zona Euro

O que é insólito, único, no mundo da alta finança, é que pela primeira vez, há diversos países, com níveis de desenvolvimento muito diferentes a vender dívida pública no mesmo mercado e com a mesma moeda.
Os técnicos chama-lhe situação EMU (Economical and monetary unity) mas que na prática é só MU, dado que a economia está longe de ser unificada.
Na prática corrente, quando um país é acossado pelo mercado, pode reagir desvalorizando a sua moeda, pagando o que seria mais dando menos, No MU não há essa arma, o mercado ganha 30% da dívida grega, 20% da dívida portuguesa e 2 ou 3% da dívida alemã e tudo nos mesmos Euros.
E quem é o mercado? Não sei mas sei que eu não sou do mercado porque pedi ao meu banco que aplicasse uma pequena poupança minha em dívida grega, dado que eles nunca me sugerem aplicações com essa remuneração e a resposta foi riso como quem diz “isso não é par si” e de facto não é, é só para os “mercados” seja lá quem eles forem.
Conclusão só há uma saída, os chamados “Euro bonds” título de dívida únicos europeus, fazendo-se o acerto internamente, tal com fazem os EUA para todo o seus Estado, embora haja muita diferença de desenvolvimento entre eles.
Infelizmente os LEADERS Europeus ainda não perceberam isto.

Sem comentários: