2004-08-03

Sabedoria popular

Sábado, regressados das compras domésticas, acabados de nos estirar frente à toda poderosa TV, ouço a minha mulher murmurar:
- Céu cavado aos 3 dias é molhado.
- O quê ? pergunto eu, que não esperava, naquele momento, aquela tirada insólita.
Ela repete e explica que dizem no Alentejo que quando o céu está cavado, isto é, coberto de pequenas nuvens formando uma espécie de ondulação, passados 3 dias chove.
Fui à janela e confirmei o que ela queria dizer: o céu estava cavado, recorri ao teletexto da tv a verifiquei que no norte do país poderiam ocorrer aguaceiros mas nada para Lisboa onde se esperava a continuação do Verão radioso.
Hoje, enquanto almoço, olho pela janela e vejo cair a chuva, ora leve ora de forma mais intensa. Aquele episódio voltou-me à memória. Telefonei para a Fátima e confirmei: a conversa do céu cavado foi no Sábado, passou Domigo, Segunda, Terça e zás, o dia está molhado.
Foi uma feliz coincidência, claro, mas contribuem para alimentar as minhas dúvidas:
Dizem que o clima está a mudar pela acção humana. Será ? ou é a nossa vida que é demasiado curta para compreender os ciclos cósmicos que a memória colectiva ainda vai conservando ?

Sem comentários: