2005-05-30

Os franceses também são broncos

Afinal, não somos só nós que não sabemos distinguir a Europa dos problemas domésticos, eles também não.
É assim que o sistema interpreta o não, nunca, em caso algum, se pode admitir que dizer não a esta constituição europeia possa significar simplesmente que não se quer esta constituição europeia, nem mais nem menos.

2005-05-24

Chegou ao fim

A Super Liga Galp Energia, todavia foi essa mesma energia que faltou, a todos, a última jornada traduz todo o campeonato, cada um pior que o outro.
Fez-me lembrar uma corrida de coxos, arrastando-se com muletas e bengalas e tropeçando nos próprios pés à maneira de um saudoso “quadro” dos Monty Pytons.
Notável, para mim, foram apenas 3 aspectos:
A carreira do Sporting, o menos coxo de todos mas com uma enorme pontada nas pernas que só lhe dava em alguns momentos decisivos.
A Académica que regressou das brumas da memória e conseguiu manter-se com algum conforto.
O SLB, glorioso, que mereceu ganhar, se não pelo que fez, pelo menos pela carreira.
Para o ano, parece que há mais.

2005-05-19

As autoridades chinesas

Dizem, a propósito das movimentações europeias e norte-americanas contra têxteis chineses, que o Ocidente usa dois pesos e duas medidas.
Não podia estar mais certo.
Somos todos globais mas há uns que são mais globais do que outros.

2005-05-18

O Sporting sofre

De síndroma de Fernando Mamede, falta-lhe “commitment” ou mais próximo do português, falta-lhe arreganho e pertinácia nos instantes decisivos.
Aquilo que teve contra o Alkmar, porque não era ainda o momento decisivo, faltou-lhe frente ao Benfica e agora nesta final da UEFA.
De resto tem tudo, é só um trabalho de psicólogo.
Eu, apesar de tudo estou feliz, vai Peseiro, tens jogadores, tens técnica, falta-te apenas aquela audácia que é sempre ajudada pela sorte, mas isso arranja-se.

Eu acho

Que para ajudar a resolver o problema do défice, se deveria criar um imposto directíssimo e muito violento, taxando os rendimentos de todos os comentadores económicos, muito preocupados com a situação e que não se cansam de defender congelamentos ou mesmo reduções nos salários da função pública.
Só para ver se gostavam.

2005-05-12

Tijolos

Eu fui aluno de Virgílio Ferreira, um mau aluno por sinal, tinha 13 anos, estudava no Camões numa turma E ou F, turno da tarde, uma das turmas da escória..
A minha imagem dele é a de um homem triste e pouco feliz, talvez sofrendo por ter de desperdiçar o seu talento com aqueles miúdos mal comportados que nunca o podiam compreender.
Não foi para mim um professor marcante. ou terá sido ? apenas me recordo de um pequeno episódio disperso das muitas aulas que tive com ele:
Contava ele que, não sei que autor, tinha usado a expressão “cabelos de cerveja” na discrição de uma mulher e com essa imagem falava de muito mais coisas do que dos cabelos da mulher, era a cor sim mas também a frescura a leveza a espuma, bares, tudo o que podemos associar a cerveja, dizia.
Na altura galhofámos daquela extravagância insólita como galhofávamos de tudo, no entanto, aquele exemplo gravou-se indelevelmente na minha memória, ao ponto de o recordar aqui hoje passados mais de 40 anos. Com o tempo foi ganhando mais e mais significado.
Estou certo de que foi um tijolo precioso na construção de mim mesmo.

2005-05-10

Alem de ser um prazer, é Importante ler

A entrevista de Luiz Pacheco a João Pedro George, publicada no Esplanar, homenageando os seus 80 anos.
Apesar de Pacheco confessar o seu apreço por Santana Lopes, as razões que apresenta são mais do que justificadas.

2005-05-07

No PSD

Começa a desenhar-se uma interessante e renhida luta entre o novo Príncipe e velhos Barões.
Já Maquiavel avisou muito o Príncipe sobre o perigo dos Barões, o desfecho não é, de modo nenhum, previsível.

2005-05-05

Será que

Se se jogar á Sueca com cartas bem baralhadas o jogo tem a mesma graça ?
Se o futebol fosse transparente, com regras objectivas e indiscutíveis, com árbitros robóticos, infalíveis como o Papa, sem “penaltys” e “foras de jogo” que o não são e outros que o são e se não assinalam, sem as cretinices bombásticas ditas por jogadores, treinadores, directores e árbitros, sem todo esse cunho de irracionalidade que o envolve, o jogo despertava tanta paixão ?
Tenho sérias dúvidas.

2005-05-04

Eles já chegaram

Não obstante o meu incurável cepticismo, eu até gosto de Sócrates (o nosso actual Primeiro Ministro) fiquei com boa impressão da sua passagem pelo Ministério do Ambiente e tenho-o como homem inteligente e sensato.
Os primeiros dias de governo têm confirmado essa expectativa, sem alardes, tem tomado medidas com sentido e embora alguns digam que são medidas sem importância, o que é certo é que mais vale essas que nenhumas e passo a passo é que se lá chega.
Uma só dúvida persistia: o homem até não é mau, mas a máquina partidária que o serve ou que dele se serve é do pior que existe no nosso meio político, que já por si é péssimo, como irá ele segurar os abutres ?
A triste realidade já me bateu à porta, da parte da máquina do Estado que conheço bem, os primeiros “boys” acabaram de chegar, do resto não sei mas a minha esperança começa a vacilar.