2011-03-29

A Crise

Actores da vida política e analistas, dividem-se a opinar sobre os culpados pela crise, para uns é Sócrates, para outros é Passos Coelho. Tarefa vã, é como procurar culpados numa briga de miúdos onde todos saem de joelhos esfolados, a culpa é sempre do outro, embora nós, adultos observadores, saibamos que a culpa é apenas da infantilidade.

2011-03-17

Receita socrática

Pegue numa série de pensões e congele-as.
Depois, sem deixar descongelar, corte-as em fatias, utilizando uma faca eléctrica especial de marca PEC 4.
Consumir com moderação para não dar lugar a indigestões.

2011-03-04

Como a ignorância pode condicionar a ideologia

Um dos programas Observatório do Mundo que a TVI 24 emite, foi dedicado às zonas profundas dos Estados Unidos da América do Norte e á atitude desses americanos face à reforma do sistema de saúde implementada por Obama.
Como sempre havia prós e contras e a reportagem, originada por uma cadeia francesa de TV entrevistou representantes de ambos os lados.
Em certo momento falou com uma feroz inimiga da reforma de Obama que baseava a sua crítica no passo para o socialismo que a reforma implicava, segundo ela, “ vamos então adoptar uma medida socialista, nós americanos que morremos na segunda guerra mundial para combater o socialismo?” perguntava ela indignada.
Estupefacto o repórter corrigiu: “Os EUA combateram o Nazismo na II guerra, não o socialismo!”
A mulher poderia talvez ter lembrado que o partido Nazi se chamava Nacional socialista mas não tinha conhecimento para tanto e limitou-se a retorquir atrapalhada: “ Então não lutámos contra o Hitler e o Estaline e essa cambada?”. O repórter corrigiu de novo “Contra o Hitler sim mas o Estaline até foi vosso aliado”.
Aflita a senhora deu um grito para dentro para a filha “ Então não foi o Estaline, como se chamava o outro mau, ah, era o Lenine não era?”
A filha respondeu titubeando, “o Sr. tem razão mãe, não foi na segunda guerra mundial, foi depois.”
A entrevista ficou todavia por aqui, e bastou.