2005-09-05

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Já aqui falei deste excelente “site” de apoio aos falantes de português.
Competente, rápido, sempre prestável.
Para quem não o conhece basta consultar a sua vastíssima base de dados de dúvidas de português e os interessantíssimos debates que aí se geraram e que se mantêm “on line”, para se aperceber do serviço que desde há anos tem prestado a falantes de todos os Palop e a muitos estudantes da nossa língua de várias nacionalidades.
É um verdadeiro serviço público mantido com o esforço e a carolice de privados.
Não sei as “tricas” que estão a pôr em risco a sua manutenção mas sei que já fez o suficiente para merecer o reconhecimento do Estado Português pelos serviços prestados e para que todos os seus colaboradores possam exercer o seu trabalho sem estarem preocupados com quem paga as contas.
O cíberdúvidas está, mais uma vez, em risco de fechar definitivamente as portas.
Fala-se em transformá-lo em “site pago” o que restringiria o seu acesso apenas a profissionais e a alguns curiosos, perdendo quase toda a sua eficácia.
Se há situações em que não restarão dúvidas que o dinheiro dos contribuintes é bem empregue, será no apoio a iniciativas como esta.
O mínimo que podemos fazer é ir ao site do ciberdúvidas e assinar a petição aí contida, dirigida a várias instâncias governamentais e esperar que alguém, com a “faca e o queijo” na mão decida definitivamente salvar este “site” de serviço público.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Post.

Eu já assinei e as assinaturas vão crescendo.

Espero que dê resultado

Raquel