2003-08-31

Reflexões sobre duas notícias da SIC notícias:
A

Empatia
Ingrid, prisioneira das FARC na Colômbia, produziu uma mensagem televisiva dizendo, mais ou menos isto, que devemos guiar-nos pelos nossos princípios e não pelos nossos interesses, que a decisão deverá ser política e não militar, que o resgate pedido deverá ser pago.
Análise, mais ou menos, racional de quem assiste a tudo isto num país distante, comodamente instalado frente a um televisor:
É evidente que são declarações de uma prisioneira, lutando pela sua vida e que, “por fraqueza”, serve os interesses dos seus algozes: captar mais fundos para que outras “Ingrid” sejam raptadas e todo este processo se perpetue até a um desfecho imprevisível.
O que gostaria de ouvir da boca de Ingrid seria, na sua dimensão divina: acabem com este círculo de morte, dialoguem, negoceiem com as FARC com base nas suas questões profundas, ofereço-me em sacrifício pela paz na Colômbia.
Mas pondo-me, empaticamente, no papel de Ingrid, tenho poucas dúvidas, faria exactamente como ela, e se tudo corresse bem, tentaria continuar a dormir.
B
Os Rolling Stones vão estar na inauguração do estádio municipal de Coimbra, vulgo, da Académica.
Tudo está a ser meticulosamente preparado. Estão envolvidos 5 camiões TIR. E mesmo a exigência de Mick Jagger de ter uma sala de snooker com a iluminação típica de um pub londrino vai ser satisfeita..
Graças a Deus, falhar nesse ponto seria imperdoável.
Por outro lado, se eu fosse o Mick Jagger, exigia isso e muito mais.
Paradoxo
Como pode terminar o “flashback” sem que o tema seja devidamente tratado no “flashback”.

2003-08-30

Foi já há muitos dias.
No espectáculo televisivo permanente, vejo Sua Excelência o Ministro Arnaud balbuciar incoerências quase incompreensíveis sobra a Casa do Douro e o que o governo quer ou não quer para ela. Foi o poder a falar muito, dizendo muito pouco.
Pouco depois uma reportagem sobre o aluno único de uma escola a fechar em meio rural. O jornalista, ou a, não me recordo, entrevista os pais da criança: "O que é que acha do seu filho mudar para outra escola com mais alunos ?" A mãe achava mal, entendia que o ensino dedicado era mais eficaz mas o pai, esse, dizia que era bom: os colegas também contribuem para a formação e sumariou o seu conceito nesta fórmula sábia: "Acho que um homem é para o mundo". Foi o povo a falar pouco dizendo muitíssimo.

2003-08-29

Macacos Deuses somos todos nós, movidos pela natureza de primata que nos imprime os desejos e os impulsos de vida mas com uma centelha Divina que nos dá rasgos de génio, nos eleva ou nos oprime e mata.
Uhf ! Custou mas foi.
Hesitei muitíssimo antes criar este Blog, sobretudo porque não tenho muito tempo para alimentar o "monstro" diariamente como penso que ele precisa mas, por outro lado, há tantas coisas que gostaria de dizer e que sem Blog estarão irremediavelmente condenadas a permanecerem em mim até deslizarem para esquecimento.
E assim, cá está o meu Blog, novinho em folha, feito sem pretensões nem preocupações, apenas por prazer, será o que eu quiser e poder.
Entretanto, ainda não percebo nada disto. Perdoem-me as deficiências que certamente virão por aí.
Com o tempo será talvez melhor.