2003-10-01

Porque chora meu coração ?

Numa recente reunião familiar, onde se tenta resumir os dias não ouvistos, tive a oportunidade de ler um artigo escrito pelo meu Pai, sangue do meu sangue, raiz minha neste mundo, sobre as suas opiniões sobre "desenvolvimento sustentado".
O que é ? esse tal de "desenvolvimento sustentado" ?
O "desenvolvimento sustentado" aparece-nos como um capitalismo saudável ! Algo que apesar do "desenvolvimento", está igualmente distribuído no "deve" e no "haver" da contabilidade da vida.
É o sonho "naif" das quimeras do PREC, é a Suécia !
Acertadamente, e porque tem um coração puro e verdadeiro, apontava ele (meu Pai) para o facto da "diversidade" ser a chave para esse "desenvolvimento sustentado". O problema, e a razão porque chora meu coração, reside no facto em que esta "diversidade" só ser possível na condição que se "sustente o desenvolvimento".
Apesar do correcto instinto, não concebe "diversidade" fora dos padrões do que se entende por "desenvolvimento". Não se trata de um apelo ao verdadeiramente diverso ! A tudo aquilo que não se concebe neste mundo !
A "diversidade" junta ao "desenvolvimento sustentado" não passa de todos os "flavors" que sustentam esse desenvolvimento !
É como nas lendas medievais; munidos de boas intenções todos andam à procura do santo gral: O capitalismo corrigido !
Só a negação da totalidade existente, apela ao verdadeiramente diverso, a tudo aquilo que se aprecia pela poética de se ser INDIVIDUO e INDIVIDUAL.

Sem comentários: